Almendra


A revista brasileira “Prazeres da Mesa” acaba de lançar a sua publicação anual sobre vinhos, o guia para 2015 “Os melhores do ano - 300 vinhos” de todo mundo, onde distingue o vinho CARM SO2 Free Branco 2011, da CARM - Casa Agrícola Roboredo Madeira, de Almendra, como o melhor do ano, na categoria de “Brancos de excelência”.
Publicado há 12 anos consecutivos, este é o guia mais esperado e respeitado da imprensa brasileira. O painel de jurados é composto por cerca de 20 especialistas da área que realizam provas cegas de vinhos de todo mundo comercializados no Brasil. O objectivo é oferecer ao leitor um guia de referência e de confiança no momento da selecção e compra de um vinho sem olhar a preço ou origem.
Filipe Roboredo Madeira, administrador da CARM considera que o reconhecimento no Brasil “tem uma enorme importância pela dimensão deste mercado e pela crescente procura e valorização de vinhos com preocupações diferenciadoras, como é o nosso CARM SO2 Free Branco 2011, com a ausência de sulfuroso na sua conservação e a distinção de vinhos portugueses, por parte dos especialistas e consumidores brasileiros”. “Embora a exportação da CARM para este país represente apenas 5%, porque nos focamos, até agora, mais na exportação para a América do Norte, esta distinção certamente dará destaque à CARM e aumentará a curiosidade sobre os nossos produtos”, acrescenta.
Possuindo uma forte ligação à terra do Douro Superior, a CARM transforma, fundamentalmente, a matéria-prima das suas Quintas, cerca de 125 hectares de vinhas, 220 hectares de olivais e 60 hectares de amendoais em regime de produção biológica, bem como a de uns poucos produtores seleccionados a quem presta assessoria técnica.  
Os azeites são produzidos e engarrafados no sofisticado lagar ecológico, onde a tecnologia se encontra com a tradição dos ancestrais moinhos de pedras. Todos os resíduos são reciclados por compostagem e reintroduzidos na natureza, melhorando a estrutura e fertilidade dos solos da exploração. As uvas são vinificadas e o vinho estagiado e engarrafado na moderna adega, onde o mais moderno equipamento coexiste com a pisa em lagar. A CARM criou também uma gama “gourmet”, além do vinagre e do mel biológico. Todos os produtos são comercializados directamente a partir da sede, em Almendra. Toda a actividade da CARM tem como base a procura da mais alta qualidade, a paixão pela terra e o respeito pela natureza, já que a família Roboredo Madeira pratica, na sua exploração, agricultura biológica desde 1994.