Vila Nova de Foz Côa


No âmbito das comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios as Câmaras Municipais de Vila Nova de Foz Côa e de Carrazeda de Ansiães vão promover, no dia 17 de Abril, um passeio pedestre entre o Castelo de Numão e o Castelo de Ansiães.
A iniciativa, que conta com a colaboração da Direcção Regional de Cultura do Norte, da Junta de Freguesia de Numão e do Atlético Clube do Tua pretende promover e divulgar o vasto património militar existente no vale do Douro e estreitar relações entre dois monumentos nacionais com processos históricos muito semelhantes. Os castelos de Ansiães e de Numão são dois monumentos militares situados, respectivamente, na margem norte e na margem sul do Rio Douro, com uma longa diacronia ocupacional que se iniciou na pré-história recente, período calcolítico, e perdurou até à época contemporânea. Em ambos os povoados foi a sua implantação geoestratégica, sobre elevações rochosas situadas junto ao curso fluvial que determinou a sua importância como elemento de controlo sobre este vale. Ao longo dos séculos vão-se construindo nesses locais extensas fortificações que abrigam e protegem comunidades e que culminam, durante a baixa Idade Média, com a reedificação das vilas fortificadas actualmente existentes.
Os interessados em participar no Passeio Pedestre Entre Castelos devem efectuar a sua inscrição, até ao dia 13 de Abril na Loja Interactiva de Turismo da Câmara Municipal de Carrazeda de Ansiães ou no Centro de Informação Turística da Câmara Municipal de Vila Nova de Foz Côa.