Vila Nova de Foz Côa


O Diário da República publicou na quinta-feira, dia 13 de Julho, a nomeação dos novos membros do Conselho Directivo da Côa Parque - Fundação para a Salvaguarda e Valorização do Vale do Côa, que está em funções desde o dia 26 de Junho. De acordo com os estatutos da Fundação, o Conselho Directivo, presidido pelo investigador Bruno Navarro, tem um mandato de 5 anos, tendo sido designado pelo membro do Governo responsável pela área da Cultura. A vice-presidente, designada por proposta da Secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, é Maria Manuel Lobo Pinto de Oliveira, presidente da Escola de Arquitectura da Universidade do Minho. Foram igualmente designados vogais não executivos do Conselho Directivo da Fundação Nuno Jorge Cardona Fazenda, director do Departamento de Gestão de Programas Comunitários do Turismo de Portugal, e Gustavo de Sousa Duarte, presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Foz Côa, propostos, respectivamente, pela Secretária de Estado do Turismo e pelo Município de Vila Nova de Foz Côa e pela Associação de Municípios do Vale do Côa.
O novo presidente do Conselho Directivo da Fundação Côa Parque, já tinha anunciado um conjunto de reuniões sectoriais para analisar as medidas mais urgentes a tomar no Museu e Parque Arqueológico do Vale do Côa, descartando despedimentos. Segundo Bruno Navarro, as medidas, no imediato, passam por rever a segurança dos núcleos arqueológicos do Parque Arqueológico do Vale do Côa e do Museu, a renovação da frota de viaturas destinadas às visitas guiadas e a nomeação provisória de um director para o Museu do Côa, até que esteja concluído o processo de concurso público. Para o novo presidente da Fundação, “estão criadas todas as condições” para relançar o projecto arqueológico do Vale do Côa. “Contudo, não há forma de acudir ao futuro da Fundação Côa Parque sem haver uma injecção de capital por parte das entidades que tutelam a fundação”, apontou o responsável.
De acordo com o Ministro da Cultura, a acção do Governo é fortalecida, passando a área da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior a ter representação no Conselho Directivo, em estreita articulação com os representantes da Cultura, do Turismo, do Ambiente, da autarquia local e da Associação de Municípios do Vale do Côa.