Vila Nova de Foz Côa


Por ocasião da realização das Festas da Amendoeira em Flor, em Vila Nova de Foz Côa, e no contexto de um conjunto de actividades lúdicas e pedagógicas realizadas pelos Serviços Educativos do Museu do Côa, foi apresentado e jogado o jogo pedagógico “À Descoberta do Vale do Côa”, numa colaboração com o Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Foz Côa e com a empresa Ideias com História.
O jogo “À Descoberta do Vale do Côa” foi desenvolvido pela empresa Ideias com História, em colaboração com os Serviços Educativos do Museu do Côa. Destina-se às crianças até ao 7.º ano, tendo conteúdos sobre a arte rupestre e restante património arqueológico e cultural do Vale do Côa. O jogo segue o modelo de um Jogo da Glória, onde cada jogador representa uma tribo que se quer instalar no Vale do Côa, por saber que oferece excelentes condições para se viver.
O jogo é composto por um tabuleiro e um dado gigantes, cartas de perguntas, cartas de perguntas júnior, peões de jogo (as próprias crianças) e um livro de regras.
O formato gigante que foi jogado, nos dias 24 e 25 de Fevereiro, na escola do 1.º ciclo e na Escola Secundária de Vila Nova de Foz Côa, numa colaboração com o Agrupamento de Escolas de Foz Côa e com a empresa Ideias com História, pertence aos Serviços Educativos do Museu do Côa.