Vila Nova de Foz Côa


O Director Regional de Cultura do Norte, António Manuel Torres da Ponte, é o novo presidente do Conselho de Administração da Côa Parque - Fundação para a Salvaguarda e Valorização do Vale do Côa, em Vila Nova de Foz Côa, ocupando o lugar que nos últimos anos pertenceu a Fernando Real. O despacho de nomeação dos novos elementos do CA da Fundação Côa Parque foi publicado na segunda-feira, dia 20 de Outubro, em Diário da República.
Segundo o documento da Presidência do Conselho de Ministros e Ministérios da Economia e do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia e Gabinetes dos Secretários de Estado da Cultura, do Turismo e do Ambiente, os novos membros são designados para um mandato de 3 anos. Para além de António Manuel Torres da Ponte, o Governo nomeia o vogal não executivo Melchior Ribeiro Pereira Moreira, actual presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal.
O despacho determina “que a administração da Fundação agora designada apresente, no prazo de 60 dias, um plano de racionalização do funcionamento e um correspondente plano de financiamento, bem como um plano de desenvolvimento da actividade da Fundação”.
Recorde-se que a Fundação Côa Parque foi criada em 2011 para gerir o Museu do Côa e o Parque Arqueológico do Vale do Côa, com o objectivo de proteger, conservar, investigar e divulgar a arte rupestre, classificada Património Mundial da UNESCO - Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura, em 1998.
Os membros fundadores da Côa Parque são a Direcção-Geral do Património Cultural, os Ministérios da Economia e do Ambiente, a Câmara Municipal de Vila Nova de Foz Côa e a Associação de Municípios do Vale do Côa.