Distinção entregue pela primeira vez a uma instituição portuguesa


O Centro de Estudios Vacceos “Federico Wattenberg”, da Universidade de Valladolid, Espanha, acaba de atribuir à Fundação Côa Parque, entidade gestora do Museu do Côa e do Parque Arqueológico do Vale do Côa, em Vila Nova de Foz Côa, o prémio Vaccea 2016, na categoria de Investigação e Divulgação Científicas, “por la realización y consolidación de un proyecto de investigación para la defensa y conservación de un lugar único, excepcional, Patrimonio de la Humanidad, y por su identificación con la comunidad en que se imbrica”. A entrega do prémio, que vai na sua 5.ª edição, terá lugar no dia 28 de Outubro, na Aula Magna Lope de Rueda, da Faculdade de Filosofia e Letras da Universidade de Valladolid, anuncia em comunicado a Direcção Regional de Cultura do Norte.
O Museu do Côa e o Parque Arqueológico do Vale do Côa continuam a registar um acréscimo de interesse internacional, não só devido à sua importância histórica, mas também pela atenção que a comunicação social lhe vem dedicando, através de vários filmes e artigos. No ano passado, a convite do Museu do Petróglifo, de Ulsan, na Coreia do Sul, a Fundação Côa Parque teve oportunidade de apresentar a exposição intitulada “A Arte Rupestre do Vale do Côa” - a primeira grande exposição dedicada ao Vale do Côa além-fronteiras - que ficou patente naquele museu sul coreano durante três meses e foi visitada por cerca de 27.500 pessoas.
Refira-se que o Centro de Estudios Vacceos “Federico Wattenberg”, da Universidade de Valladolid criou em 2008 os prémios Vaccea para destacar o trabalho de indivíduos, grupos ou entidades e instituições de salvaguarda, promoção e conhecimento do património arqueológico, com especial atenção às identidades pré-romanas da Idade do Ferro, em grande medida, configurando as idiossincrasias dos territórios atuais. Concedidos a cada dois anos, os Prémios Vaccea são atribuídos em quatro categorias: Patrocínio; Protecção e Conservação do Património; Investigação e Divulgação Científica; e Comunicação.