Vila Nova de Foz Côa


A 7.ª edição do Festival do Vinho do Douro Superior (FVDS), que decorreu de 25 a 27 de Maio, na ExpoCôa, em Vila Nova de Foz Côa, foi visitada por mais de 9.000 pessoas, que provaram e aprovaram muitos dos quase 400 néctares presentes na mostra.
Inaugurado, com a presença do Secretário de Estado das Autarquias Locais, Carlos Miguel, e de outras individualidades, o evento contou com números muito animadores, confirmando que este é um evento de elevado interesse para os produtores do Douro Superior, para o público enófilo e para afirmação da sub-região.
Um dos pontos altos do FVDS é o Concurso de Vinhos do Douro Superior. De acordo com a organização, “também aqui foi superado, mais uma vez o recorde: o número de referências vínicas inscritas este ano ascendeu às 184, o equivalente a um acréscimo de 20% em relação a 2017 (foram 153), entre 55 brancos, 113 tintos e 16 vinhos do Porto dos 80 produtores que marcaram presença no recinto da feira. Os 29 elementos do júri - jornalistas, responsáveis de compras de garrafeiras, sommeliers e bloggers especializados - provaram «às cegas» o total de vinhos acima referido”.
Duas Quintas Reserva branco 2016, de Adriano Ramos Pinto Vinhos, ZOM Touriga Nacional Grande Reserva tinto 2011, da Barão de Vilar - Vinhos, e Duorum Porto Vintage 2011, da Duorum Vinhos, foram os grandes vencedores do Concurso de Vinhos do Douro Superior 2018, tendo obtido o prémio de “Melhor Vinho” em cada uma das categorias. Além destas distinções, foram entregues 22 Medalhas de Ouro (6 para brancos, 12 para tintos e 4 para vinho do Porto) e 41 Medalhas de Prata (12 para brancos, 25 para tintos e 4 para vinho do Porto). A soma totaliza 66 vencedores (mais 15 do que no ano passado).
A organização reconhece que o evento “continua a despertar grande interesse em amplas camadas de público, atraindo mesmo muitos visitantes de fora da região”. “Prova disso é o significativo aumento da afluência registado este ano em que se atingiu um número superior a 9.000, cerca de 15% a mais que na anterior edição. Este crescente interesse por parte de público e profissionais foi correspondido também pelo crescimento no número de produtores expositores que totalizaram 80 presenças, para além de 4 tasquinhas”, é referido. A edição de 2018 contou ainda com um convidado especial, o Master of Wine Dirceu Vianna Júnior, que contactou com muitos dos produtores presentes e teve oportunidade de provar muitas dezenas de vinhos, tendo ficado impressionado com a qualidade geral exibida e com o forte dinamismo do Douro Superior. Como habitualmente, o Festival foi também visitado por algumas dezenas de jornalistas e compradores profissionais que, participando como jurados no concurso, tiveram ainda a oportunidade de conhecer de perto alguns dos novos projectos da região. Decorreu também o colóquio “O Douro e a História: Vale com passado, Vinha com futuro”, que reuniu dezenas de personalidades.