Vila Nova de Foz Côa


A 8ª edição do ‘Festival do Vinho do Douro Superior’ será nos dias 17, 18 e 19 de Maio de 2019, na ExpoCôa, em Vila Nova de Foz Côa. A organização é da responsabilidade da Câmara Municipal e conta com a produção da Grandes Escolhas.
O Festival do Vinho do Douro Superior que começou em 2012 como uma pequena feira regional, rapidamente passou a fazer parte do calendário dos grandes eventos vínicos do país, contribuindo decisivamente para a afirmação da identidade do Douro Superior. De vários pontos do país, das ilhas e até do estrangeiro, são vários os enófilos que se repetem de ano para ano. De 17 a 19 de Maio, decorre na ExpoCôa, em Vila Nova de Foz Côa, a 8ª edição do ‘Festival do Vinho do Douro Superior’.
Para além de néctares com berço no Douro Superior, o Festival é também uma mostra de produtos alimentares típicos da região, que abrange os concelhos de Vila Nova de Foz Côa, Carrazeda de Ansiães, Figueira de Castelo Rodrigo, Freixo de Espada à Cinta, Mêda, São João da Pesqueira, Torre de Moncorvo e Vila Flor. Ao longo dos dias da Festival é possível encontrar azeite, queijos, enchidos, doces e compotas, amêndoa e seus derivados. Francisco Pavão vai orientar uma Prova Comentada sobre o azeite.
No programa de actividades merecem destaque o colóquio sobre “Foz Côa, ponto de convergência de todas as proximidades”, bem como três provas de vinhos – “Grandes tintos do Douro Superior” (dia 17), “Grandes brancos do Douro Superior” (dia 18) e “Vinho do Porto” (dia 19) – comentadas, respectivamente, pelos jornalistas e críticos de vinho da Grandes Escolhas Fernando Melo, Valéria Zeferino e Luís Ramos Lopes.
No âmbito do Festival volta a realizar-se o ‘Concurso de Vinhos do Douro Superior’, aberto a todos os que produzam vinhos nesta sub-região nas categorias Douro (branco e tinto) e vinhos generosos, que queiram participar e estejam presentes na feira.
O Colóquio “Foz Côa, ponto de convergência de todas as proximidades” será orientado e moderado por Fernando Melo e decorre entre as 9.00 e as 13.00 horas, de sábado, dia 18 de Maio.
O programa de sábado termina com um concerto do grupo The Gift, que sobe ao palco a partir das 22.15 horas.
No Domingo, 19 de Maio, haverá uma Prova Comentada sobre Vinho do Porto, por Luís Lopes, director editorial da Vinho Grandes Escolhas, entre as 16.00 e as 17.30 horas.
O anúncio dos resultados do 8.º Concurso de Vinhos do Douro Superior está programado para as 17.30 horas. O encerramento do ‘Festival do Vinho do Douro Superior’ será às 20.00 horas.