Vila Nova de Foz Côa


O Festival do Vinho do Douro Superior regressa com a sua nona edição, nos dias 27, 28 e 29 de Maio, após dois anos sem realizar-se devido à pandemia. A mostra vai decorrer no EXPOCÔA – Centro de Exposições de Vila Nova de Foz Côa.
Este ano, o certame conta com mais de 80 expositores de vinhos e produtos regionais, uma agenda de provas comentadas e ainda um colóquio.
A feira, organizada pela Câmara Municipal de Vila Nova de Foz Côa, com a produção da revista Grandes Escolhas, vai decorrer no centro de exposições EXPOCÔA.
Com abertura agendada para as 18.00 horas do dia 27, o Festival do Vinho do Douro Superior “tem como objectivo consolidar a sub-região do Douro Superior, os seus produtores e os seus vinhos como expoentes da qualidade da feira do vinho em Portugal”.
Aos 80 expositores, que marcarão presença nesta edição, junta-se um conjunto de iniciativas paralelas, como o Concurso de Vinhos do Douro Superior, onde um júri especializado irá avaliar cerca de uma centena e meia de vinhos da sub-região, entre brancos, tintos e vinhos do Porto.
Para além da mostra dos vinhos e outros produtos do Douro Superior presente para exposição e venda durante todo o evento, destacam-se ainda as provas comentadas “Grandes tintos do Douro Superior” (dia 27), pelo jornalista Fernando Melo, “Grandes Brancos do Douro Superior” (dia 28), pela crítica de vinhos Valéria Zeferino e “Vinho do Porto” (dia 29), pelo especialista Luís Antunes, para além de uma prova de azeites da região.
O programa também integra um colóquio, na manhã de sábado, dia 28 de Maio, sobre “As alterações climáticas e os desafios vitícolas do Douro Superior”.
A animação musical é garantida pelo grupo ‘Sons do Minho’ (27) e os HMB na noite de sábado (28) do Festival do Vinho do Douro Superior.