Vila Nova de Foz Côa


Em Vila Nova de Foz Côa realiza-se durante os dias 15 e 16 de Março, o Festival de Ciência Viva, que assinalou a integração do Museu do Côa na Rede de Centros Ciência Viva. Esta iniciativa contou com a visita do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor e a Presidente da Agência Nacional Ciência Viva.
Este projecto, co-organizado com a Plataforma de Ciência Aberta, envolve directamente os Municípios e os Agrupamentos Escolares dos concelhos de Vila Nova de Foz Côa, Figueira de Castelo Rodrigo, Pinhel e Meda.
A Rede Nacional de Centros Ciência Viva conta actualmente com 20 espaços de ciência e tecnologia em todo o território nacional. No primeiro dia do festival teve lugar o descerramento da placa da Rede de Centros Ciência Viva no Museu do Côa, onde o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, anunciou a criação do Vale do Côa International Research Award.
O Festival Ciência Viva do Vale do Côa decorreu na Praça do Município, com oficinas, bancas com experiências e conversas com cientistas dinamizadas por Centros Ciência Viva e instituições científicas.
A organização explicou que a festa de ciência e cultura popular são um palco reservado onde produtores locais participaram com bancas de venda de produtos regionais, lado a lado com investigadores.