Vila Nova de Foz Côa


A XXXVIII edição da Festa da Amendoeira em Flor conta com mais de 40 actividades distribuídas entre 16 de Fevereiro a 10 de Março. A abertura oficial será no dia 22 de Fevereiro pelas 21.00 horas no Centro Cultural de Vila Nova de Foz Côa.
“O desfile etnográfico do dia 10 de Março será o culminar de um cruzamento perfeito entre emoções e sensações únicas - trilhos da memória das nossas gentes - e a força das formas inspiradas da natureza, da história e da arte”, explica a autarquia de Vila Nova de Foz Côa.
O município lembra que “as amendoeiras em flor, nesta época do ano, atraem milhares de turistas a esta capital das amendoeiras em flor. Apesar das amplitudes térmicas incaracterísticas a que o território está sujeito ao longo do ano, nesta altura predomina um tempo frio e bastante seco. Mas é com este tempo (incaracterístico) e nesta região (Douro Superior) que a primavera desabrocha numa floração magnifica de branco e rosa. Conscientes de tal atractividade, tornarmo-nos pioneiros na elaboração das grandiosas festividades alusivas à contemplação de tal floração”. Do programa fazem parte os espectáculos com Aldo Lima (22 de Fevereiro), Herman José (23 de Fevereiro), Luís Represas (2 de Março), Virgul (9 de Março) e Toy (10 de Março).