Vila Nova de Foz Côa


“Visões: o interior do olho humano” é o tema da exposição fotográfica que está a decorrer na sala de exposições do Centro Cultural de Vila Nova de Foz Côa. Esta exposição, da responsabilidade do Centro Cirúrgico de Coimbra, reúne um leque de fotografias reais, captadas no interior do olho humano, que contam uma história e são um instrumento de comunicação inovador entre ciência e arte. São 45 fotografias que revelam o invulgar, o insólito, a doença hereditária e as diversas lesões.
“Conhecidos os códigos de funcionamento da visão, os compromissos entre luz, sinais e cérebro, quisemos documentar e registar este fantástico mecanismo. Tivemos de espreitar para dentro do olho humano. A fotografia digital, acoplada à informática e à luz (sempre a luz), emitida ou não por lasers, permitiram-nos registar estas e outras ‘visões’”, refere o conceituado médico oftalmologista Dr. António Travassos.
Esta exposição pode ser visitada até ao dia 20 de Fevereiro.
O mesmo espaço acolhe também uma exposição alusiva à arte decorativa religiosa, de Manuel Mota Gonçalo. Este tipo de trabalho minucioso, criativo, permite ao autor inovar na tradição que aparece carregada de simbolismo religioso. Esta exposição ficará patente ao público até 20 de Fevereiro.