Vila Nova de Foz Côa


Integrada nas comemorações dos seus 30 anos de atividade, o Centro Português de Serigrafia (CPS), em parceria com o Museu do Côa, inaugura no próximo dia 30 de Maio, pelas 18.00 horas, a exposição 1/81 que apresenta sete edições de obra gráfica original e instalações site specific desenvolvidas por uma nova geração de criadores, afetos à dimensão pública da arte: Alexandre Farto (aka Vhils), Miguel Januário, Paulo Arraiano, Pedro Matos, Ricardo Passaporte, Sandro Resende e Susana Anágua /Ana Romana.
O desafio para cada artista centrou-se numa resposta visual tomando a Lua como o mais universal dos espaços expositivos a partir da Terra, visível por todos os seus habitantes.
O projeto resultou em sete criações produzidas no Atelier CPS, que disponibilizou aos artistas convidados as suas instalações, para que aí pudessem explorar livremente as técnicas da serigrafia e da gravura, contando com o apoio do seu experiente corpo técnico.
As visitas de campo realizadas à região por alguns dos artistas, proporcionaram o enriquecimento da exposição com intervenções site specific no espaço museológico, reveladoras de novas abordagens e linguagens estéticas.
A anteceder a inauguração terá lugar uma visita guiada ao Museu do Côa às 16.00 horas pelo director do Parque Arqueológico do Côa, António Martinho.