Vila Nova de Foz Côa


“Venha descobrir ou simplesmente redescobrir Foz Côa: história, cultura, natureza, tradições, gastronomia e vinhos, a que se alia uma vasta programação cultural” é o desafio da Câmara Municipal de Foz Côa quando se prepara para mais uma edição da Festa da Amendoeira em Flor, que terá lugar de 25 de Fevereiro a 6 de Março. Destaque para o espectáculo “Insónia”, com Fernando Mendes (25 de Fevereiro), Augusto Canário (26 de Fevereiro), Trio Simple Sound (27 de Fevereiro), Agir (28 de Fevereiro) e Calema (5 de Março).
O programa contempla um conjunto diversificado de actividades que contam com o apoio das juntas de freguesia, do comércio local e das associações culturais, recreativas e desportivas do concelho.
O pavilhão “EXPOCOA” será transformado num acolhedor e confortável salão de festas, para receber as actividades nocturnas. Aqui é possível encontrar um espaço lounge, restauração, bares, informação turística e muito entretenimento.
O programa também integra as actividades Montaria em Flor, III Foz Côa TT Tour, XII Torneio de Karate (26 de Fevereiro), XXXII Passeio Cicloturismo Rota das Amendoeiras em Flor, Free Style Motard (27 de Fevereiro), Desfile de Carnaval (28 de Fevereiro), Torneio Futebol Triangular Sub 12 (1 de Março), sarau cultural (4 de Março), cozer do pão – Touça, Rancho Folclórico de Foz Côa e Foz Côa no Museu do Côa (5 de Março), Feira Franca e Desfile Etnográfico (6 de Março).
A autarquia de Vila Nova de Foz Côa refere que “a festa da amendoeira foi o último evento no concelho, antes da pandemia e pretendemos que o seu regresso marque o recomeço de uma nova fase e de tantas outras festividades em Foz Côa, no país e no mundo”.