Vila Nova de Foz Côa - Pocinho


Os membros do Conselho Directivo da ANAFRE (Associação Nacional de Freguesias), o concelho distrital e os presidentes da Junta do concelho de Vila Nova de Foz Côa, estiveram reunidos no C.A.R. do Pocinho, no dia 16 de Julho.
A comitiva presidida por Pedro Cegonho, presidente da ANAFRE, e pelo coordenador distrital, João Prata, foi recebida pelo Vice-presidente da Camara Municipal, João Paulo Sousa. Antes da reunião, houve visita guiada ao recente equipamento colectivo, inaugurado a 6 de Julho, pelo Presidente da República.
Os autarcas que compõem o respectivo concelho directivo bem como o Presidente da ANAFRE, agradeceram a disponibilidade do município de Vila Nova de Foz Côa em acolher o encontro onde se debateram entre outros assuntos as comemorações do centenário da publicação da Lei 621/1916 de 23 de Junho, as transferências de competências e o processo de reorganização administrativa.
De acordo com a ANAFRE, “na reunião do Conselho Directivo e nos debates com os autarcas estiveram presentes temas como as comemorações do centenário da publicação da Lei 621/1916 de 23 de Junho, as negociações em redor das transferências de competências, das questões associadas ao processo de reorganização administrativa e igualmente o papel das freguesias no desenvolvimento das suas comunidades e a sua interligação com os Municípios e comunidades intermunicipais”.
A operacionalização deste programa foi da responsabilidade da Delegação Distrital da ANAFRE da Guarda e do Município de Vila Nova de Foz Côa.
O encontro terminou com uma visita ao museu do Côa.