Ensino Superior


A Universidade da Beira Interior tem mais 173 lugares e dois novos cursos. Este ano, há cursos com bolsas de estudos criadas através do PRR - Programa de Recuperação e Resiliência.
A UBI - Universidade da Beira Interior tem disponíveis 1.505 vagas para o Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior, que começou esta segunda-feira, dia 25 de Julho. Este número significa um aumento de 173, relativamente ao ano anterior, abrindo maiores possibilidades aos candidatos de poder estudar na UBI.
Em 25 dos 33 cursos de 1.º Ciclo ou Mestrado Integrado regista-se um aumento de lugares disponíveis.
A UBI aumenta também a oferta formativa, com a abertura de dois novos cursos de 1.º Ciclo/Licenciatura: Filosofia (Faculdade de Artes e Letras) e Tecnologia e Produto de Moda Sustentável (Faculdade de Engenharia).
O aumento de vagas e de cursos permite dar resposta à procura elevada que a UBI tem registado em anos anteriores para as suas formações de Licenciatura ou Mestrado Integrado, caracterizadas por terem uma grande valorização no mercado de trabalho, nas áreas das ciências, engenharia, ciências sociais e humanas, artes e letras e ciências da saúde.
Na página da UBI, na secção dedicada aos cursos de 1º Ciclo - Licenciatura | Mestrado Integrado, os candidatos podem encontrar toda a informação sobre cada um dos cursos, nomeadamente o número de vagas, as provas de ingresso e as notas dos últimos colocados na 1ª e 2ª fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior do último ano.
Em 2022/2023 a UBI inicia a atribuição de bolsas de estudos através do PRR - Programa de Recuperação e Resiliência. Estão previstas 80, destinadas a inscritos em cursos que são uma mais-valia para o país, nas designadas áreas STEAM. Em paralelo, continua a dar apoio para quem solicita as bolsas da DGES e divulga outras ferramentas que ajudam nos custos e impedem que os alunos desistam dos seus sonhos.
A 1.ª Fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior decorre até ao dia 8 de Agosto, e a candidatura deve ser feita na plataforma online gerida pela Direcção Geral do Ensino Superior.