Trancoso


A Câmara Municipal de Trancoso lançou, no passado dia 20 de Dezembro, um conjunto de Rotas e de Circuitos Culturais para aumentar a oferta turística do concelho e melhorar a informação junto dos visitantes. O projecto, integrado no programa das Aldeias Históricas de Portugal contemplou a criação dos seguintes Circuitos Culturais: Núcleo Amuralhado; Campo da Feira; Campo Militar da Batalha de Trancoso; O Legado Medieval Extramuros; e A Nossa História, o Seu Tempo. Foi também criado o percurso pedestre “Guardiões do Planalto”, que faz a ligação entre a cidade de Trancoso e a aldeia de Moreira de Rei.
Os circuitos disponibilizados aos visitantes são divulgados em desdobráveis e todos os monumentos da cidade passaram a estar sinalizados e a ostentar placas com uma descrição relativa a cada um, sendo a imagem e a sinalética comum a todas as Aldeias Históricas de Portugal, onde Trancoso se inclui. “É uma grande acção em termos de divulgação do património cultural e monumental de Trancoso, para promover o património e trazer cada vez mais pessoas a Trancoso”, reconhece o autarca Amílcar Salvador. “Notamos que o projecto é uma mais-valia, porque os turistas vêm e passam mais tempo. Passam pelo Posto de Turismo e levam os desdobráveis. É uma forma excelente de divulgação do nosso património e em 2015 isso vai reflectir-se muito no aumento de visitantes e de turistas a Trancoso”, disse. Adiantou ainda que no dia 22 de Março será inaugurado o percurso pedestre “Guardiões do Planalto”, com uma caminhada a realizar das 9.00 às 13.00 horas, com a participação de mais de 200 pessoas.
Ainda no aspecto do património, referiu que a Câmara Municipal está a valorizar o Planalto de São Marcos, onde se localiza o Campo Militar da Batalha de Trancoso, travada em 29 de Maio de 1385, entre as forças portuguesas e castelhanas. “Estamos em contacto com a Fundação da Batalha de Aljubarrota no sentido de procedermos ali a mais algumas obras de embelezamento na envolvente da capelinha de São Marcos”, disse. Lembrou que no dia do Feriado Municipal, 29 de Maio, realiza-se um cortejo cívico desde Trancoso até ao Planalto de São Marcos e a tradicional cerimónia de distribuição de pão e laranjas.