Monumento foi inaugurado no dia do Feriado Municipal


Quem entra em Trancoso, a partir da Rotunda do Chafariz do Vento, tem agora à sua espera um monumento alusivo às Portas D’El Rei. Construído em granito da região, a nova peça arquitectónica foi inaugurada no dia do Feriado Municipal, a 29 de Maio, data dos 634 anos, da Batalha de Trancoso, que pôs frente a frente forças Portuguesas e Castelhanas.
Depois da homenagem aos funcionários da autarquia que, desde Maio de 2017, completaram 30 ou mais anos de serviço e aos que se aposentaram, que decorreu no Salão Nobre da Câmara Municipal, seguiu-se a inauguração do Monumento réplica das Portas D’El Rei. A cerimónia, que foi presidida pelo presidente da autarquia, Amílcar Salvador, juntou largas dezenas de pessoas, na zona da Rotunda do Chafariz do Vento.
O momento do descerramento da placa alusiva ao acontecimento contou com a presença do Presidente da Câmara de Castelo de Vide, localidade geminada com a cidade de Trancoso.
“A Câmara decidiu avançar com esta réplica das Portas D’El Rei, para dar mais visibilidade ao património de Trancoso”, disse Amílcar Salvador. E acrescentou: “é uma obra que nos orgulha, que engrandece Trancoso, o distrito, a região e o País”.
O autarca explicou que o monumento foi feito com a “prata da casa” e erguido num local emblemático depois da assinatura de um protocolo com a Infraestruturas de Portugal que permitiu a requalificação da Rotunda do Chafariz do Vento. Para erguer esta obra, o Município de Trancoso gastou pouco mais de 55 mil euros.
Em dia de Feriado Municipal, Amílcar Salvador traçou rasgados elogios a Trancoso, “uma terra histórica, cheia de lendas e tradições, de batalhas e bodas reais, do sapateiro profeta e de Isaac Cardoso” e de tantas outras figuras ilustres. “Trancoso é uma terra com património histórico, patrimonial e ambiental, fabuloso”, explicou.
Lembrou os 31 anos de geminação com Castelo de Vide, município com o qual Trancoso pretende “continuar a estreitar relações”.
António Pita, presidente da Câmara de Castelo de Vide, também reconheceu o valor patrimonial existente em Trancoso mas lembrou que “o maior património são as pessoas”. Apontou os valores da “fraternidade e da amizade” que têm ligado os dois municípios ao longo de 31 anos de geminação.
“Este monumento valoriza a entrada da sua terra” disse António Pita sobre a réplica das Portas D’El Rei que embeleza a entrada de Trancoso pelo lado da Rotunda do Chafariz do Vento.
Do programa das comemorações do Feriado Municipal também fez parte a visita aos trabalhos arqueológicos realizados na área envolvente da Igreja de Santa Marinha, em Moreira de Rei, uma homenagem aos combatentes na Batalha de Trancoso e a recriação da Batalha de Trancoso, bem como a tradicional distribuição de pão e laranjas.