Homenagem aos produtores de castanha do concelho de Trancoso


“A Feira da Castanha e Paladares de Outono tem vindo a crescer de ano para ano atraindo cada vez mais gente e mais expositores”, disse o presidente da autarquia, ao jornal A GUARDA. Amílcar Salvador adiantou que “o balanço, da edição deste ano, é extremamente positivo”.
O evento juntou 65 expositores, no Pavilhão Municipal, entre produtores de castanha, vinho, queijo, enchido e empresários de maquinaria agrícola, associações, cooperativas e instituições.
“Trancoso é um dos cinco concelhos do País com maior produção de castanha, e a castanha de Trancoso é mesmo de boa qualidade, tornando-se uma fonte de rendimento extremamente importante para os nossos agricultores”, explicou Amílcar Salvador que classifica a Feira da Castanha como “um marco nas Feiras de Trancoso e da região da Guarda”.
Num concelho onde existem cerca de 900 produtores de castanha a facturação, em anos normais, “ronda os 4 ou 5 milhões de euros”. “É muito importante para a nossa economia local”, considera Amílcar Salvador.
Tendo em vista a plantação de novos soutos, a autarquia estabeleceu, há cerca de três anos, um protocolo com a UTAD – Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Através desse protocolo foram promovidos dias abertos com visitas aos soutos e foi criado um souto experimental onde havia visitas mensais, dos produtores, acompanhadas pelos técnicos da Universidade. “Isso levou a que mais alguns jovens começassem a olhar para a fileira da castanha como uma fonte de rendimento, bem como ao aparecimento de mais 3 ou 4 empresas”, explicou o autarca.
Amílcar Salvador vê a Feira como “uma homenagem aos nossos produtores de castanha, que foi capaz de criar uma outra auto estima que antes não tinham”. E acrescentou: “Tanto os agricultores como os produtores de castanha, hoje, sentem prazer naquilo que fazem, pois dão conta de que a Câmara também reconhece o seu trabalho”.
Para combater a praga da vespa do castanheiro, a Câmara de Trancoso, em colaboração com a RefCast - Associação Portuguesa da Castanha e a UTAD, tem promovido a luta biológica com a largada de parasitóides. “Estamos a tentar combater esta praga”, assegura Amílcar Salvador.
A Feira da Castanha e Paladares de Outono decorreu em Trancoso, 2 a 4 de Novembro, e atraiu centenas de pessoas ao Pavilhão Municipal. A iniciativa integrou “showcookings”, conferências, exposições, passeios, workshops e espectáculos musicais.

Alheira e morcela com castanha
A empresa CBEAL - Carnes Beira Alta Lda esteve na Feira da Castanha e Paladares de Outono, que decorreu em Trancoso, de 2 a 4 de Novembro, onde apresentou alheira com castanha e morcela com castanha. “Temos o enchido tradicional mas como vínhamos para a Feira da Castanha decidimos inovar alguns produtos”, disse Célia Rodrigues ao Jornal A GUARDA. A receptividade aos novos produtos foi “muito boa” de tal forma que, muito antes do final da Feira, já tinham esgotado. Outra inovação foi alheira com míscaro que “também saiu muito bem”.