Trancoso


O Centro Cultural de Trancoso acolhe, de 6 a 17 de Maio, a exposição “Marcas do Património Europeu”. Trata-se de uma exposição fotográfica constituída por um conjunto de 40 painéis, produzidos e enviados pelos responsáveis da Comissão Europeia, sendo que 39 apresentam uma imagem de cada sítio distinguido com a Marcas do Património Europeu, e um destes corresponde a um painel introdutório.
Cada painel contém legendas em português e em inglês.
Os objectivos gerais da Marca do Património Europeu consistem em reforçar o sentimento de pertença à União Europeia por parte dos seus cidadãos, em especial dos jovens, com base nos valores e elementos comuns da história e do património cultural, valorizar a diversidade nacional e regional e incrementar o diálogo intercultural.
Em prol desses objectivos, a Marca do Património Europeu procura realçar o valor simbólico e dotar de maior visibilidade os locais, eventos ou períodos que desempenharam um papel significativo na história e na cultura da Europa ou na construção da União Europeia.
A Marca do Património Europeu distingue-se de outras iniciativas no âmbito do património cultural como a Lista do Património Mundial da UNESCO, a Convenção sobre o Património Cultural Imaterial da UNESCO ou os Itinerários Culturais do Conselho da Europa.
“Não se trata do reconhecimento da beleza e valor arquitectónico dos Sítios, mas antes do seu valor simbólico. Não se trata de garantir a sua conservação, mas de garantir a oferta das actividades de divulgação, na sua dimensão pedagógica, especialmente dirigidas aos jovens”, explica a organização.