Trancoso


A exposição de desenho e pintura “Linearidades”, de Teófilo Santos, pode ser visitada no Centro Cultural de Trancoso, de 28 de Julho a 25 de Agosto, de Segunda a Domingo.
Teófilo Santos, nascido em Aguiar da Beira, reside em Trancoso desde 2002, licenciado na área de ensino e artes, a sua formação também passou pelo desenho técnico. Além do ensino também se dedica à arquitectura, à protecção patrimonial e promoção do turismo de natureza, conhecido como “geocaching”, o que levou a que surgissem os trabalhos agora apresentados.
Apaixonado pela natureza e riqueza patrimonial, gosta de explorar de forma linear expressa nos desenhos e pinturas que tem desenvolvido, sendo esta apenas uma pequena parte dos exemplares que tem concluídos, captados aquando das passagens por terras e lugares do concelho de Trancoso.
Esta exposição, naquela que considera a sua terra, apresenta alguns dos trabalhos relativos exclusivamente a Trancoso, mas tem desenvolvido o mesmo tipo de “estudos lineares” um pouco por todas as terras e lugares do concelho, sendo um espaço geográfico, patrimonialmente rico em edificações essencialmente graníticas de teor religioso, habitacional ou de uso público, sendo por si só um desafio pessoal de descodificar mentalmente ao representar para que quem veja identifique esses mesmos locais.