Trancoso


O projecto “Semáforo Inteligente para deficientes visuais”, um dos três apresentados pela Escola profissional de Trancoso ao Prémio Fundação Ilídio Pinho “Ciência na Escola”, foi seleccionado para a 2ª fase nacional deste concurso. Esta selecção vale à Escola um prémio pecuniário de quinhentos euros.
O projecto consiste em projectar e montar um semáforo inteligente, composto por dois módulos, que comunicam entre si por rádio frequência. Um dos módulos fica localizado no semáforo e o outro fica com a pessoa com deficiência. O protótipo será projectado com uma tecnologia simples e de fácil operação (utilizando a plataforma Arduino, baseada no microcontrolador ATmega328).
A entrega dos prémios de participação pelo Júri Regional da 1ª fase, aos projectos que foram considerados de mérito, teve lugar no dia 13 de Janeiro, na Escola Artística do Conservatório de Música de Coimbra e contou com a presença da Delegada Regional de Educação do Centro, Cristina Oliveira, do presidente do concurso, Joaquim de Azevedo e do Presidente da Fundação Ilídio Pinho, Ilídio Pinho, que elogiaram o trabalho dos professores e dos alunos nos estabelecimentos de ensino pelo empenho demonstrado e pela qualidade dos projectos apresentados a concurso.
O Prémio Fundação Ilídio Pinho “Ciência na Escola” pretende motivar todos os alunos, da Educação Pré-Escolar, dos 1.º, 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico e Ensino Secundário das diferentes vias de educação e formação, para a aprendizagem das ciências e para a escolha de áreas tecnológicas. O valor global dos prémios finais atribuídos pela Fundação Ilídio Pinho será de 350.000 euros.
Na 13.ª edição do Concurso Ciência na Escola, que tem como tema “Ciência e tecnologia ao serviço de um mundo melhor”, foram registadas 1044 candidaturas, das quais 522 foram seleccionadas, pelos júris regionais, para passarem à fase de desenvolvimento – Fase 2.