Trancoso


A IX Edição da Feira da Castanha e Paladares de Outono 2022 decorreu em Trancoso, de 4 a 6 de Novembro, e atraiu grande número de visitantes.
O Secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Carlos Miguel, esteve na abertura do certame, no dia 4 Novembro.
O Pavilhão Multiusos de Trancoso acolheu este evento que incluiu jornadas técnicas, showcookings, conferências, gastronomia e animação.
No primeiro dia destaque foi para o concurso “Melhor Castanha de Trancoso 2022”. No sábado, 5 de Novembro, o programa incluiu, entre outras iniciativas, as Jornadas Técnicas do castanheiro. O último dia do evento, 6 de Novembro, teve a “Caminhada Rota dos Castanheiros” e um passeio micológico. A Feira da Castanha e Paladares do Outono terminou com um magusto popular.
Amílcar Salvador, Presidente da Câmara Municipal de Trancoso disse que foi “mais um fim-de-semana grande em Trancoso, neste caso com o objectivo concreto de promover, divulgar, valorizar este produto endógeno que é a castanha”. E acrescentou: “ A castanha é um produto muito importante no concelho de Trancoso, para a nossa economia local”. O autarca deu conta de que a castanha “acaba por ser uma fonte de rendimento para muitas das nossas famílias”. Adiantou ainda que “a Câmara Municipal tudo tem feito para apoiar os agricultores, nomeadamente com esse protocolo que temos com a Universidade de Trás os Montes e Alto Douro que tem sido um sucesso”.
Com a realização destes eventos, a Câmara Municipal de Trancoso procura aumentar a produtividade da castanha, melhorar a sua qualidade e aumentar o plantio e o cultivo do castanheiro.
Amílcar Salvador disse que este ano “houve uma quebra muito significativa na produção, na ordem dos 50 a 60%, mas a castanha é de qualidade”. Explicou que “o preço da castanha subiu” e que “em termos de facturação rondará sempre os 5 a 6 milhões de euros”.
A Feira da Castanha e Paladares de Outono 2022 foi organizada pela Câmara Municipal de Trancoso.