Trancoso


O Município de Trancoso realiza, no dia 21 de Abril, pelas 15.30 horas, “A Queima do Judas”, no Campo da Feira em Trancoso.
No final deste momento emblemático da quadra pascal, terá lugar no Largo do Mercado Municipal, um concerto com a banda Batuta D’ Alegria de Fornos de Algodres”.
Este espectáculo, com matiz pirotécnica em que o boneco é julgado e enforcado, explodindo depois no Largo da Feira, onde é suspenso de uma árvore perante numero assistência que teima em manter esta tradição, de pendor judaico-cristão, retomando, desta forma, ritos ancestrais que têm a ver com o fim do ano velho e o início da Primavera.
A queima do Judas incorpora a personalização das forças do mal e constitui vestígio de cultos ancestrais ligados à Agricultura.
A alegria e a festa no início e fim das colheitas são realizadas para obter melhores resultados nos trabalhos do campo.
O julgamento do Judas, sua condenação e execução é motivo de festejo da comunidade de Trancoso que vê nesta festa a expiação dos males, a esperança de boas e novas colheitas ou apenas… o cumprir de mais uma tradição que não quer deixar perder no esquecimento.