Covilhã – Universidade da Beira Interior


A Universidade da Beira Interior (UBI), na Covilhã, recebe, de 25 a 27 de Novembro, um evento científico centrado na procura de soluções ambientais nos dois países da Península Ibérica. O Seminário Internacional “Soluções Geotécnicas para Problemas Ambientais Inter-Regionais Portugal-Espanha” é organizado pela UBI, Sociedade Portuguesa de Geotecnia e Comissão Portuguesa de Geotecnia Ambiental. De acordo com a organização esta iniciativa é promovida “para analisar medidas concretas que contribuam para a recuperação ambiental de regiões como as raianas”.
Pedreiras, minas, impactos de obras geotécnicas e valorização geoambiental são os temas principais do evento, onde se incluem os conceitos e os objectivos estratégicos da preservação e recuperação ambiental, da sustentabilidade e da eficiência na gestão dos recursos, enquanto desafios transfronteiriços luso-espanhóis.
A organização explica que “a realização deste Seminário Internacional tem como objectivo difundir soluções geotécnicas aplicadas com sucesso ou em perspectiva de virem a ser aplicadas num futuro próximo e de relevância para a preservação e recuperação ambiental e para um desenvolvimento económico sustentável, em regiões portuguesas e espanholas de baixa densidade demográfica”.
O evento destina-se a um público alargado, desde profissionais a intervenientes na área da geotecnia ambiental em geral, incluindo donos de obra, projectistas, empreiteiros, académicos e estudantes. Permitirá o estabelecimento de contactos interdisciplinares nacionais e internacionais e, em particular, o intercâmbio luso-espanhol, perspectivando-se um fórum de discussão entre a comunidade técnico-científica e as empresas, sobre as boas práticas e os principais desafios no sector.
Além da discussão científica, o programa prevê a realização de visitas técnicas à pedreira de Tamame de Sayago, na região espanhola de Zamora, e à mina a céu aberto de Gonçalo, no concelho da Guarda.
O Seminário Internacional “Soluções Geotécnicas para Problemas Ambientais Inter-Regionais Portugal-Espanha” decorre na Faculdade de Engenharia - Departamento de Engenharia Civil e Arquitectura.