Seia


A Câmara de Seia vai promover visitas guiadas nas freguesias do concelho com o objectivo de valorizar e divulgar o património cultural. O projecto “PasSeia” pretende também promover intercâmbio e convívio entre freguesias.
A primeira actividade “PasSeia” está marcada para 21 de Setembro, em parceria com a União das Freguesias de Seia, São Romão e Lapa dos Dinheiros, e contempla a visita ao Santuário da Senhora do Desterro, às marcas Judaicas e património religioso de São Romão.
O passeio cultural tem como ponto de partida o Arquivo Municipal de Seia, às 9.00 horas, estando prevista a chegada à Senhora do Desterro às 9.40 horas. Segue-se o percurso Santuário de Nossa Senhora do Desterro, uma experiência enriquecida com o conhecimento e saber de Alberto Monteiro. Classificado em Maio passado como conjunto de interesse público, pela Portaria nº298/2014, o Santuário é composto por dez capelas, distribuídas pelas duas margens do rio Alva, na Senhora do Desterro, conjunto que na sua generalidade, é evocativo “dos ciclos da Infância e Paixão de Cristo, em diversos pontos coincidentes com a Vida e Paixão da Virgem e os Mistérios do Rosário, representados em imaginária ou pintura no interior das capelas, caracterizadas pela grande depuração arquitectónica, complementada por algumas fachadas de linguagem barroca”.
Terminado este percurso segue-se a visita às marcas Judaicas da zona histórica de São Romão, valorizada pela presença de Alberto Martinho e José Domingos, responsáveis pelo estudo/levantamento da Herança Judaica no concelho de Seia, durante o ano passado.
A partir das 15.30 horas começa a visita ao Património Religioso (Capela Santo Antão, São Romão e D.ª Conceição), estando o regresso a Seia agendado para as 16.30 horas.
Nesse dia decorrem também as Comemorações dos 500 anos da entrega do Foral Manuelino a São Romão.