Seia


“Burnout: Conhecer para Intervir” foi o tema do simpósio que decorreu na Casa Municipal de Cultura de Seia, no dia 18 de Novembro. Síndrome de Burnout ou Síndrome do Esgotamento Profissional é um distúrbio emocional com sintomas de exaustão extrema, estresse e esgotamento físico resultante de situações de trabalho desgastante.
O simpósio foi moderado por Sofia Caetano (Médica Psiquiatra) e teve como oradoras Carolina Cabaços (Médica Psiquiatra) e Maria João Sousa (Médica de Medicina Geral e Familiar), que apresentaram o conceito de Burnout, as suas 3 dimensões, as causas associadas a esta problemática, as consequências e a incidência das mesmas nos trabalhadores.
A primeira intervenção foi conduzida por Carolina Cabaços, onde apresentou os factores e indicadores para a identificação do Burnout e desmistificou algumas questões do senso comum que podem dificultar o reconhecimento da presença de Burnout quer nos trabalhadores quer nos estudantes.
Maria João Sousa apresentou os resultados do estudo “Burnout em Enfermeiros de Cuidados Continuados e Cuidados Paliativos”, da autoria de Sara Campos (Médica de Medicina Geral e Familiar) e da sua co-autoria, juntamente com o Enfermeiro João Coelho (HNSA-Seia).
O estudo teve como objecto os enfermeiros destas Unidades e os resultados revelam que a situação dos profissionais de saúde inquiridos é alarmante, no que diz respeito ao risco de desenvolvimento de Burnout, e os sectores da saúde e social são os mais vulneráveis, devido ao trabalho directo com pessoas. Isto explica-se pelo facto das pessoas que têm a função de prestar cuidados a outras e a responsabilidade que isto acarreta, devendo os mesmos ser protegidos de situações de burnout.
Também foi possível concluir que as mulheres estão mais predispostas ao risco de desenvolver este problema.
O simpósio concluiu que a realidade das situações de burnout nos trabalhadores é uma verdadeira ameaça para as organizações/entidades empregadoras, uma vez que as mesmas são o elemento-chave na intervenção em situação de burnout, tanto ao nível da prevenção, como na sua identificação e intervenção.