Seia


A Câmara Municipal de Seia, em parceria com a Associação Empresarial da Serra da Estrela, a Associação de Artesãos da Serra da Estrela e o Contrato Local de Desenvolvimento Local (CLDS) + SENA, promove, até 10 de Outubro, a iniciativa “Seia Empreende e Inova”, no âmbito da Semana Europeia das Pequenas e Médias Empresas (PME). A iniciativa tem como público-alvo empresários e potenciais empresários, empresas, jovens, entidades públicas ou privadas ou estabelecimentos de ensino.
As actividades começaram no dia 29 de Setembro, no Centro de Interpretação da Serra da Estrela (CISE), com a conferência “Seia Empreende e Inova” e a apresentação do programa “Portugal Sou Eu”, a cargo do IAPMEI, seguindo-se a entrega dos Contractos LEADER aos projectos beneficiários do PRODER. Hoje, dia 2 de Outubro, pelas 14.30 horas, na Casa Municipal da Cultura, terá lugar uma conferência sobre “Economia Digital nas PME”. Amanhã haverá uma tertúlia/Business Drink com jovens empresários, de diferentes sectores de actividade.
Para 7 de Outubro, está agendada a visita do Executivo Municipal a várias empresas do concelho que se distinguem como bons exemplos.
No dia 8, a Casa da Cultura volta a receber, pelas 14.00 horas, um seminário, sobre “Formação Profissional: Fomentar Projectos de Vida, Um Factor Diferenciador”, destinado a técnicos, desempregados e alunos das escolas (secundária, profissional e superior). Ana Abrunhosa, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), fará, no dia 9, pelas 14.00 horas, na Casa da Cultura, uma apresentação do Novo Quadro Comunitário e das oportunidades que o mesmo representa para as PME, seguindo-se a apresentação do Plano de Desenvolvimento Estratégico da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela. A jornada culmina, no dia 10, com um Jantar Networking “Seia - Concelho para Visitar, Viver e Investir”, no qual o presidente da Câmara Municipal, Filipe Camelo, apresentará os novos incentivos municipais à criação de emprego e investimento.