Seia


O Município de Seia organiza a Semana da Protecção Civil, de 1 a 7 de Março. A iniciativa tem por objectivos reforçar valores de cidadania, solidariedade, responsabilidade cívica e cultura de segurança, no sentido abrangente e transversal a toda a sociedade. Nesse sentido, a organização vai promover acções sistemáticas de prevenção, informação e sensibilização dirigidas a todas as faixas etárias da comunidade, mas também da experimentação de técnicas terapêuticas para lidar com situações potencialmente traumáticas.
A semana é organizada pelo Serviço Municipal de Protecção Civil, em estreita colaboração com a ANEPC - Comando Sub-regional de Emergência e Protecção Civil Beiras e Serra da Estrela, a Guarda Nacional Republicana (GNR), as Associações Humanitárias dos Bombeiros Voluntários de Seia, São Romão e Loriga, a Delegação de Seia da Cruz Vermelha Portuguesa e a Unidade Local de Saúda da Guarda – Centro de Saúde de Seia. O programado primeiro dia, 1 de Março, que coincidente com o Dia Internacional da Protecção Civil, integra demonstrações de meios e agentes de protecção civil junto da comunidade escolar do pré-escolar e 1.º ciclo do concelho.
No dia 2 de Março, está programada uma acção de formação para as juntas de freguesia e oficiais de segurança, no auditório do CISE – Centro de Interpretação da Serra da Estrela, sobre procedimentos de evacuação em situações de emergência, no âmbito do programa Aldeia Segura, Pessoas Seguras.
Do programa também faz parte uma classe de pilates em grupo dirigida à comunidade, nos Viveiros Florestais da Portela do Arão, com a fisioterapeuta Filipa Campos.
Nos dias 4, 5 e 6 está previsto um conjunto de mass training em suporte básico de vida, iniciação aos primeiros socorros, com o SMPC e as Associações de Bombeiros. A primeira é dirigida a instituições com respostas sociais a pessoas portadoras de deficiência e conta com a dinamização da Delegação de Seia da Cruz Vermelha Portuguesa. Na terça e quarta-feira o público alvo é a comunidade escolar (Escola Secundária e EB 2, 3 Dr. Guilherme Correia de Carvalho). Nestes dias também estão preparados dois workshops. O primeiro acontece na Academia Sénior (dia 5 de Março) e é alusivo aos primeiros socorros, com a intervenção do Centro de Saúde de Seia. O segundo workshop (dia 6 de Março) tem como temática o uso de equipamentos de extinção de incêndios, estará a cargo das corporações de bombeiros e é dirigido a auxiliares de acção educativa. Para esta quarta-feira está, igualmente, contemplada a implementação do programa Aldeia Segura, Pessoas Seguras em Loriga.
O programa da Semana da Protecção Civil termina na quinta-feira (7 de Março), com uma acção de formação sobre medidas de autoprotecção, dirigida a técnicos e órgãos sociais das Instituições Particulares de Solidariedade Social.