Iniciativa decorre de 18 a 21 de Dezembro


O Festival DME – Dias da Música Eletroacústica, em Seia, acontece de 18 e 21 de Dezembro de 2022, com actividades no Cineteatro da Casa Municipal da Cultura de Seia e no Conservatório de Música de Seia.
A cidade de Seia será o palco de dois ensembles, o Sonido Extremo (Espanha) e Borealis (Portugal) e será no Conservatório de Música de Seia a final do concurso anual Nano Músicos Electroacústicos. A ópera audiovisual de João Pedro Oliveira será também apresentada, e a pianista Ana Telles encerrará o festival com um recital a solo.
O evento terá início no dia 18 de Dezembro, pelas 16.00 horas, com o Ensemble Sonido Extremo, de Espanha, a subir ao palco do Cineteatro da Casa Municipal da Cultura de Seia
Segue-se às 18.00 horas, o convívio com Movimento Estrela Viva e a apresentação do Projecto DME para o ano de 2023, no Conservatório de Música de Seia.
No dia 19 de Dezembro, pelas 19.30 horas, é a vez dos portugueses Borealis Ensemble actuarem no Cineteatro da Casa Municipal da Cultura de Seia, na qual serão apresentadas 5 obras para instrumentos convencionais, instrumentos de brincar, objectos e dispositivos electrónicos criadas pelos compositores Camila S. Menino (2001), Francisco Ribeiro (2001), Hugo Ribeiro (1983), Sara Carvalho (1970) e uma criação colaborativa do Borealis Ensemble.
No dia 20 de Dezembro, pelas 19.30 horas, terá lugar a Ópera Audiovisual de João Pedro Oliveira também no Cineteatro da Casa Municipal da Cultura de Seia. O compositor João Pedro Oliveira detém a Cátedra Corwin Endowed em Composição na Universidade da Califórnia em Santa Bárbara. Estudou performance, composição e arquitectura de órgãos em Lisboa, tendo concluído o doutoramento em Música na Universidade de Nova Iorque em Stony Brook. A sua música inclui ópera, composições orquestrais, música de câmara, música electroacústica e vídeo experimental. A Final do Concurso Nano Músicos Eletroacústicos realiza-se no dia 21 de Dezembro, pelas 15.00 horas, no Conservatório de Música de Seia.
O Festival DME encerra-se com o Recital de Piano por Ana Telles que irá acontecer pelas 19.30 horas, no Cineteatro da Casa Municipal da Cultura de Seia.
A entrada para todos os eventos é gratuita sendo necessário o levantamento de ingressos, na bilheteira local a partir do próprio dia do evento até uma hora antes do concerto.