CineEco - Festival Internacional de Cinema Ambiental


A 20ª edição do CineEco - Festival Internacional de Cinema Ambiental decorre de 11 a 18 de Outubro, na Casa Municipal da Cultura de Seia e CISE – Centro de Interpretação da Serra da Estrela. O evento foi apresentado pela Câmara de Seia no dia 26 de Setembro.
Na apresentação, Carlos Filipe Camelo, presidente da autarquia, referiu que “ao longo destes anos foram muitas as personalidades que emprestaram o seu contributo considerado muito decisivo para o sucesso do festival”. O autarca acrescentou que “o Município de Seia continua a ver a cultura como factor de desenvolvimento do seu território e o CineEco é um bom exemplo, sobretudo pela missão desempenhada na educação ambiental e na formação cultural em geral. Um pequeno festival de grande dimensão internacional, que a todos nos orgulha, enquanto espaço transversal e de confluência de obras de todo o mundo”.
Na edição deste ano, em competição vão estar 75 filmes, de 24 países, entre curtas, médias e longas-metragens, repartidos por 6 seções competitivas, onde se inclui longas e curtas Internacionais, séries e reportagens televisivas, Lusofonia e Panorama Regional.
Considerada a capital do cinema ambiental, Seia irá acolher nestes dias realizadores, jornalistas, directores de festivais de cinema e várias personalidades das áreas do cinema, teatro, música e televisão.
O festival assinala este ano a sua 20ª edição com a realização de várias actividades paralelas, das quais se destaca a exibição do documentário ‘CineEco 20’, sobre o historial do próprio festival, que será estreado na abertura oficial. A programação contempla ainda uma conferência e vários workshop’s e oficinas sobre educação ambiental, um concerto com o grupo Jafumega, na cerimónia de encerramento, exposições, uma cimeira de directores de festivais de cinema de ambiente de vários países, uma homenagem ao realizador Carlos Brandão Lucas e sessões especiais não competitivas.
Na Competição Internacional serão exibidas 14 Longas-metragens, onde são abordadas temáticas relativas à questão nuclear, à utopia na arquitectura, à dureza da vida nos mares da Galiza, contaminações radioactivas, fúrias da natureza, os meandros dos mercados de crédito de carbono, entre outros.
Na competição Internacional Curtas, são exibidos 22 filmes, com abordagens diversas, pontuando a animação, a ficção e o documentário. O Júri desta competição tem ainda a seu cargo os documentários de séries televisivas, onde constam trabalhos exibidos na SIC, ZDF, TV Globo, entre outras, estações televisivas de renome internacional.
Uma outra competição importante do CineEco é a da Lusofonia, dedicada a longas e curtas, que abre com ‘Serra Pelada’, de Vitor Lopes (Brasil) seguida de ‘A Mãe e o Mar’, de Gonçalo Tocha (Portugal).
O festival tem também a competição Panorama Regional para obras produzidas na região da Serra da Estrela, onde pontuam 9 curtas e medias metragens, entre ficção e documentário.
O CineEco é o único Festival de cinema ambiental que se realiza em Portugal e um dos membros fundadores da rede de 22 festivais de cinema ambiental de todo o mundo.