Seia


No dia 3 de Novembro, a aldeia mais alta de Portugal, o Sabugueiro, no concelho de Seia, que também é a 1.ª Aldeia Inteligente de Montanha, recebe mais uma edição da Noite das Caçoilas. A iniciativa pretende valorizar de forma criativa as tradições locais, em particular a gastronomia e as vivências da aldeia que têm como cenário o forno comunitário, local onde outrora e por ocasião dos casamentos e festas populares se confeccionava a chanfana, o cabrito ou o borrego, tudo em caçoilas de barro.
O evento começa, logo pela manhã, com a oficina do pão e prolonga-se ao longo do dia, com a preparação das caçoilas. Ao início da noite, com a saída das caçoilas do forno, os participantes são desafiados a degustar os verdadeiros sabores de montanha. A iniciativa é promovida pela Junta de Freguesia do Sabugueiro, em parceria com a Rede das Aldeias de Montanha.
No dia 4 de Novembro, a Lapa dos Dinheiros, também no concelho de Seia, acolhe mais uma edição da Festa da Castanha. Aqui, também num verdadeiro espírito comunitário, esta Aldeia de Montanha dá a conhecer os seus soutos e os saberes e sabores de Outono mais típicos.
Atravessando grande parte do souto, logo pela manhã, os participantes são convidados para um passeio pela Rota da Caniça, um dos 14 percursos pedestres das Aldeias de Montanha. A partir das 11.00 horas, já no largo D. Dinis, abre o mercado de Sabores da Aldeia, com especial enfoque na castanha, a que se seguirá o tradicional almoço comunitário e, mais tarde, o magusto com caruma.
A Festa da Castanha é promovida pela União de Freguesias de Seia, São Romão e Lapa dos Dinheiros, o Centro Social da Lapa dos Dinheiros e Associação de Desenvolvimento Integrado da Rede de Aldeias de Montanha, contando ainda com o apoio do CISE - Centro de Interpretação da Serra da Estrela.