Transumância - Dia 9 de Julho


Os pastores e os rebanhos da zona de Seia sobem, no dia 9 de Julho, à Serra da Estrela para as pastagens de verão, a tradicional Transumância.
A subida com os rebanhos integra a Festa da Transumância e dos Pastores, evento que o Município de Seia dedica a esta prática, e é novamente aberto à participação de turistas, numa organização conjunta dos pastores, da Câmara Municipal de Seia e da Associação de Desenvolvimento Integrado da Rede de Aldeias de Montanha.
Desafiar os participantes a serem guardadores de rebanhos por um dia é o convite dos pastores de Seia. Os rebanhos (com mais de 1000 cabeças) provenientes da terra chã concentram-se no largo da câmara, às 07.30 horas, atravessando a cidade em direcção à serra.
Com os rebanhos (ovelhas Serra da Estrela e cabras) ornamentados com os melhores chocalhos, cabeçadas e borlas feitas de lã, pastores e turistas seguirão pelos seculares caminhos da transumância.
A meio da manhã, é servida a merenda do alforge na Aldeia de Montanha da Póvoa Velha. A subida continua até a pausa do almoço e dos rebanhos, na ermida da Senhora do Espinheiro. O momento é de descanso e de convívio, com a degustação de pratos inspirados nas tradições pastoris e usufruto de vários momentos de animação, com um concerto acústico, o Teatro de Montemuro e a libertação de uma ave selvagem recuperada no CERVAS.
Durante a tarde tem lugar a jornada em direcção à Aldeia de Montanha do Sabugueiro, também conhecida pela aldeia dos pastores, local incontornável da transumância da Serra da Estrela.
A Festa da Transumância e dos Pastores, que congrega a romaria e a subida à serra, integra a rede cultural Terras da Transumância, uma parceria estabelecida entre o Município de Castro Daire, o Município de Gouveia, o Município de Seia e a Agência de Desenvolvimento Gardunha 21.
O projecto assenta num programa cultural em rede e tem como foco a preservação e valorização da transumância, do território e do património cultural destes territórios.
Neste âmbito, incluído na programação deste ano, a Festa da Transumância também contemplará um espectáculo, com o Teatro de Montemuro - “Mentira a Quanto Obrigas”, a acontecer esta sexta-feira, dia 8 de Julho (21.30 horas), na praça do Município.
A subida dos rebanhos à Serra da Estrela acontece depois da romaria das ovelhas à Festa do São João, que decorreu no passado dia 19 de Junho na aldeia da Folgosa da Madalena.