Seia


Tourais/Paranhos, Guilherme Correia de Carvalho, Secundária de Seia e Jardim-de-Infância da Santa Casa da Misericórdia de Seia são as escolas que vão beneficiar do Orçamento Participativo Escolar 2019/20.
A quarta edição desta experiência de cidadania participativa ao nível das escolas do concelho de Seia voltou a registar um forte envolvimento da comunidade, com um ligeiro incremento relativamente à edição anterior, com 3387 votantes.
Dos 9 projectos propostos, “Brincar na Escola c/+ Segurança”, que contempla a alteração de vidros e colocação de vedação externa na Escolas de Tourais – Paranhos, foi a proposta mais votada (687 votos).
“Polivalente + Atraente”, que pretende tornar o polivalente da Escola Secundária de Seia mais acolhedor, nomeadamente com a aquisição de mobiliário, foi o segundo projecto com maior votação (660), a que se seguiu “Aprender na e com a Natureza II”, proposta para criação de um anfiteatro ao ar livre nos espaços e logradouro da EB 2,3 Dr. Guilherme Correia de Carvalho (542 votos).
A comunidade também validou (com 476 votos) o projecto para a instalação de uma cobertura na Entrada Principal da Creche e Jardim de Infância da Santa Casa da Misericórdia de Seia.
O Orçamento Participativo Escolas destina cinco mil euros a cada um dos projectos vencedores, num total de 20 mil euros. Trata-se de um incentivo ao envolvimento dos alunos nas decisões que afectem os seus interesses e os da escola, fomentando o espírito cívico e o sentido democrático nos mais novos