Seia


O 22.º CineEco - Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela, que se realizará de 8 a 15 de Outubro, na Casa Municipal da Cultura de Seia, anunciou a sua Selecção Oficial 2016, sob o signo do “Nuclear Não Obrigado!”. O CineEco abre com uma estreia absoluta em Portugal “A Suplicação-Vozes para Chernobyl”, de Pol Cruchten, um filme baseado no best-seller de Svetlana Alexievitch, Prémio Nobel da Literatura 2015. A evocação dos 30 anos da tragédia de Chernobyl e as recentes dúvidas levantadas sobre a segurança da velha central nuclear espanhola de Almaraz, localizada a uma centena de quilómetros da fronteira com Portugal, e que usa as águas do Tejo para o seu arrefecimento, justificam de alguma forma este regresso ao apelo “Nuclear Não Obrigado!”. O slogan dos activistas das décadas 70 e 80, contra a energia nuclear mantem-se actual, embora depois do desastre de Fukushima, em 2011, a opção por esta forma de produção de energia, tenha sido abandonada por vários países. Em Portugal felizmente nunca se consolidou, embora da vizinhança Espanha venham alguns riscos em caso de acidente nuclear, pois há várias centrais ainda em actividade.
Para a Abertura do CineEco 2016, foi escolhido o filme “A Suplicação-Vozes para Chernobyl”, de Pol Cruchten (Luxemburgo), um ensaio cinematográfico, baseado na obra de Svetlana Alexievitch. Em outro sentido a Competição de Longas-Metragens fechará com um espantoso espectáculo visual: o filme “Furação”, de Cyril Barbancon, Jacqueline Farmer, Andy Byatt (França). “Se «Nuclear Não Obrigado!», ajudou a fundamentar a Selecção Oficial e uma linha de programação do CineEco 2016, esta mantêm-se sempre muito diversificada, incluindo os melhores filmes do mundo, que proporcionam uma reflexão profunda sobre os grandes temas ambientais da actualidade”, refere a organização.
Este ano o CineEco vai às Escolas e as escolas vão ao CineEco, durante aquela semana. Estão a ser desenvolvidas igualmente um conjunto de atividades paralelas, como exposições, festas, e debates com destaque para uma conversa com convidados especiais que se debruçará naturalmente pelo tema chave do “Nuclear Não Obrigado!”, o slogan que esteve como pano de fundo desta programação 2016.
O CineEco é organizado pelo Município de Seia desde 1995, de forma ininterrupta, é o único em Portugal sobre a temática ambiental e um dos mais antigos do mundo. É membro fundador da Green Film Network, uma plataforma internacional que conta já com 32 festivais de todo o mundo.