Seia | Sabugueiro


A “Noite das Caçoilas” está de regresso ao Forno Comunitário da aldeia de Sabugueiro, no concelho de Seia. No dia 5 de Novembro a Junta de Freguesia do Sabugueiro, em parceria com as associações e comunidades locais, reinventa esta tradição e dá a conhecer a gastronomia da aldeia, desafiando o visitante a vivenciar uma experiência única em contacto com a sua essência, em ambiente de festa e animação popular. As inscrições, com o valor de 12,50 euros são limitadas a 500 pessoas.
As caçoilas, um dos pratos mais típicos da Aldeia de Montanha do Sabugueiro nos dias de festa, exige um preparo trabalhoso e demorado por mãos experientes, um ritual que se repete nos dias de festa que é transmitido através de gerações.
Na Noite das Caçoilas, a proposta, para os apreciadores da gastronomia regional, é para provar a carne confeccionada nas caçoilas do forno, quer seja nas tasquinhas improvisadas ou nos restaurantes da aldeia, mas também vivenciar uma tradição única, chegar a lenha ao forno, cozer o pão, e contactar com a população e as azafamas do forno comunitário.
O programa começa às 19.00 horas, com o início do evento Noite das Caçoilas. Às 20.00 horas haverá o concerto com “Marco-Sax-Coragem Eventos” e às 22.30 horas um concerto da “Banda Índice”.