Seia


A Câmara Municipal de Seia e a Rede Social de Seia, em colaboração com os parceiros do Conselho Local de Acção Social de Seia, promovem, de 28 de Setembro a 1 de Outubro, a 14.ª edição da ExpoSocial.
No primeiro dia do evento, dia 28 de Setembro, no âmbito das Jornadas Europeias do Património, o Museu Natural da Electricidade apresenta ao público uma nova exposição temporária intitulada “Ex-votos, Manifestações de Fé”. A inauguração está agendada para as 15.00 horas. Nessa noite, pelas 21.30 horas, sobe ao palco da Casa Municipal da Cultura a peça “Le Fumiste”, uma homenagem à memória, contada a partir do teatro de objectos, com humor, magia e poesia.
No dia 29 de Setembro, para assinalar o Dia Mundial do Coração, será formado um coração humano junto ao museu, actividade que antecipa o percurso pedestre orientado que se vai realizar na Senhora do Desterro, com a colaboração da União das Freguesias de Seia, São Romão e Lapa dos Dinheiros, a Cruz Vermelha Portuguesa – Núcleo de Seia e a Casa de Santa Isabel. Ainda no âmbito das Jornadas Europeias do Património, terá lugar uma visita guiada ao Museu Natural da Electricidade que dará a conhecer centenária Central Hidroeléctrica da Senhora do Desterro e a história da indústria eléctrica em Seia.
Pelas 15.30 horas, a artista Mag Rodrigues fará uma visita guiada à exposição da sua autoria “As Senhoras – ensaio fotográfico sobre a mulher e a saúde mental”, patente na Casa Municipal da Cultura, até ao dia 6 de Outubro. A mostra reflecte rotina de mulheres entre os 30 e 60 anos com doenças psiquiátricas de cariz agudo ao crónico.
No dia 30 de Setembro, o programa é reservado às Conversas InterMunicipais “Pelos Territórios das Famílias”, um espaço de debate e reflexão sobre as vivências familiares, mudanças na vida das famílias e nas relações pessoais, refere fonte da organização. O encontro é dirigido não só a técnicos e dirigentes, mas também aos cidadãos de todos os municípios da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela.
O programa termina no dia 1 de Outubro, numa festa dedicada ao idoso, assinalando assim o Dia Internacional do Idoso, Dia Mundial da Música e Dia Mundial do Coração. A iniciativa “Chá Dançante” decorre durante a tarde, no Pavilhão Gimnodesportivo Municipal, e pretende proporcionar momentos de convívio entre a comunidade sénior do concelho – utentes das Instituições Particulares de Solidariedade Social e cidadãos com mais de 65 anos de idade, reformados e pensionistas.