Seia


O Município de Seia criou o programa “Férias Inclusivas” a pensar na falta de resposta de programas adequados para crianças com necessidades educativas especiais, durante a interrupção lectiva de verão.
O programa abrange alunos do 1º e 2º ciclo residentes no concelho de Seia, sinalizados pelas equipas de educação especial dos dois agrupamentos de escolas do concelho, que integram as Unidades de Multideficiência e Surdocegueira Congénita, Ensino Estruturado (autismo) e crianças com necessidades educativas especiais de carácter permanente.
Em funcionamento durante os meses de Julho e Agosto, o programa proporciona uma resposta individualizada e integradora, adaptada às necessidades de bem-estar de cada criança.
Esta iniciativa pretende proporcionar a estas crianças experiências diferenciadoras terapêuticas e de lazer, em função dos seus interesses, habilidades e dificuldades.
As actividades de ocupação de tempos livres desenvolvidas são acompanhados por técnicos especializados, sem qualquer encargo para os encarregados de educação, sendo totalmente suportadas pela autarquia de Seia.
A Câmara de Seia destinou a verba de 5.000 euros para este programa tendo também reforçado os recursos na Ludoteca e Biblioteca Municipal.