Seia


Monica Ferraz será uma das atracções da XI edição do Seia Jazz & Blues que decorre em Seia , de 18 a 22 de Março.
A ex-vocalista dos Mesa subirá ao palco da Casa da Cultura de Seia no Sábado dia 21 de Março, para proporcionar ao público do festival um concerto diferente, correspondendo ao um desafio que já não é novo para a cantora conhecida por temas como ‘Go Go Go’, ‘Golden Days’ e ‘Have a Seat’, líderes de airplay nas rádios nacionais e em programas de televisão como o Blue Top, da MTV Portugal.
No dia anterior, 20 de Março, será a vez de André Indiana Blues Band. Influenciado por Stevie Wonder, Jimi Hendrix, bem como pela cultura negra americana, André Indiana é seguramente um dos mais versáteis artistas da sua geração, firmando a sua carreira como cantor, compositor, guitarrista, multi-instrumentista e também produtor.
Na quinta-feira dia 19, o palco será da Big Band da Escola Profissional da Serra da Estrela. Presença habitual no Seia Jazz & Blues, a Big Band da EPSE é um projecto que nasce no âmbito da disciplina de “Projectos Colectivos de Improvisação” do Curso Profissional de Instrumentistas de Sopro e Percussão da Escola Profissional da Serra da Estrela, em Seia. Com o objectivo de iniciar os seus alunos na área da improvisação, desenvolve um repertório baseado em standarts do Jazz e do Blues, incentivando-os ainda ao desenvolvimento da criação artística.
Esta formação, orientada por Helder Abreu irá deslocar-se a várias escolas do concelho no primeiro dia do festival, para levar o jazz a cerca de 300 crianças, numa iniciativa integrada na rúbrica agora designada “Escolas com Jazz”.
No âmbito do festival, será ainda exibido Whisplash – Nos Limites, filme de Damien Chazelle, que conta a história de um jovem que sonha fazer carreira no mundo do Jazz. Uma obra que, das 5 nomeações que tinha para os Oscares, venceu 3, entre elas a de melhor ator secundário, J.K. Simmons.