Seia | 8 a 15 de Outubro


A 28ª edição do CineEco - Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela, que vai decorrer em Seia, de 8 a 15 de Outubro, conta com 70 filmes, mais 4 extra competição, ecotalks e exposições.
As linhas gerais da programação foram reveladas numa sessão que teve lugar a 16 de Setembro, na Casa Municipal da Cultura de Seia, local que uma vez mais é palco do Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela.
Na sessão de apresentação também foram conhecidas as personalidades que apadrinham os documentários das 11 longas-metragens internacionais e as escolas que apadrinham as 4 longas-metragens de língua portuguesa da secção competitiva do CineEco. Cada longa-metragem internacional é “apadrinhada” por duas personalidades, que assumem o preponderante papel de ligação à comunidade e ao cinema ambiental.
Na apresentação oficial do CineEco foi, ainda, exibido o documentário “Montado – O bosque do lince ibérico”.
A obra, narrada pela actriz Joana Seixas, permite-nos perceber que o montado é um ecossistema peculiar que contém em si uma enorme biodiversidade e riqueza natural. Este desempenha funções importantes na conservação do solo, na qualidade da água e na produção de oxigénio, é um pilar importante da economia local e dá origem a uma paisagem particularmente bela.
O filme é assinado pelo documentarista e naturalista espanhol Joaquín Gutíerrez Acha.
Portugal, Brasil, Espanha e França são os países com maior representação cinematográfica na Competição Oficial da 28ª edição do CineEco. Este ano, o mais antigo festival de cinema ambiental do mundo e único deste género cinematográfico no país, recebeu um número recorde de filmes. A Selecção Oficial é composta por 70 filmes.
O CineEco – Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela, é o único festival de cinema em Portugal, dedicado á temática ambiental, no seu sentido mais abrangente, que se realiza em Seia, anualmente em Outubro e de forma ininterrupta, desde 1995, por iniciativa do Município de Seia.
O formato do certame assenta num conjunto de atividades desenvolvidas ao longo de 8 dias e nelas se incluem diversas atividades paralelas, como sejam conferências, concertos, workshops, exposições, para além da secção competitiva e vários ciclos de cinema.