Seia


As XVI Jornadas do Conhecimento que surgem como um ciclo de conferências sobre “Fé, Democracia e Liberdade: Valores, Desafios e Compromissos”, acontecem entre 15 de Março e 25 de Maio, no âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril e da necessidade de valorizar e associar a fé com a democracia e liberdade.
“Só uma sociedade conhecedora da sua história, participativa, plural e democrática, pode entender que a fé faz parte dos valores essenciais duma comunidade, nas mais diversas vertentes. Assim como a sociedade evolui, também a fé está associada a esta evolução do homem/mulher que procura o seu desenvolvimento integral”, explica a organização das Jornadas, em comunicado.
Os temas propostos associam a fé com a democracia e liberdade e foram escolhidos com objectivo de ajudar a reflectir, formar as consciências e despertar para a importância de temáticas como: Do passado ao futuro: desafios das próximas gerações (15 de Março, às 21.00 horas, na casa Municipal da Cultura de Seia); Fé, Democracia e Liberdade em tempos demudança (18 de Abril, 9.30 horas, Escola Abranches Ferrão – Seia, e 11.00 horas, Escola Secundária de Seia); Os direitos humanos na construção da Paz e Liberdade (19 de Abril, 21.00 horas, Casa Municipal da Cultura de Seia); Os trilhos da liberdade no respeito pela dignidade humana (3 de Maio, 21.00 horas, Pinhanços); O mundo do Trabalho na edificação da Fé (25 de Maio, 14.30 horas, Covilhã).
As actividades desenrolar-se-ão de forma dinâmica entre o Arciprestado de Seia-Gouveia e o Arciprestado da Covilhã-Belmonte. Fazem parte do programa três conferências em várias paróquias, dois workshops nas Escolas do Concelho de Seia e uma Mesa Redonda, presidida pelo Bispo diocesano, D. Manuel Felício, com interveniente de várias gerações de idades e que vão partilhar a sua visão sobre a fé, liberdade e democracia. Marcarão presença Luís Silva, do Movimento Pró-vida de Aveiro, o Presidente da Organização Internacional dos Direitos Humanos, Luís Andrade, o padre João Torres, da Arquidiocese de Braga. Estarão ainda presentes o Coordenador Nacional da LOC-MTC, Movimentos dos Trabalhadores Cristão, Américo Monteiro e o dirigente da BASE-FUT, Brandão Guedes.
As XVI Jornadas do Conhecimento que se têm pautado, ao longo dos anos, pela defesa do conhecimento, da espiritualidade e dos valores da liberdade e democracia, são organizadas pela Galeria Paz de Espírito, de Seia, a Diocese da Guarda, através dos Arciprestados de Seia-Gouveia, bem como dos Professores de Educação Moral e Religiosa Católica. Estas Jornadas têm o apoio e colaboração do Município de Seia, da União de Freguesias de Seia, São Romão e Lapa dos Dinheiros, do Agrupamento de Escola de Seia, bem como da BASE-FUT, do CFTL e da LOC-MTC.