Orçamento Participativo de Seia


O Município de Seia apresentou, no dia 3 de Julho, no decorrer das comemorações do Feriado Municipal, os 10 projectos vencedores da 3.ª edição do Orçamento Participativo. Dos 22 projectos a votação no Orçamento Participativo de 2018, o projecto Jardim do Zelo, que prevê a reconversão da área envolvente à piscina numa zona de parque de lazer e desporto, em Torroselo, foi o que reuniu a votação mais elevada, um total de 523 votos.
Nesta edição, cuja votação terminou no domingo, 1 de Julho, o segundo lugar coube ao projecto Parque Infantil da Freguesia Santiago Brinca, com 507 votos, a que se seguiu Socorro Uma Prioridade, uma proposta para dotar a corporação de Bombeiros de S. Romão com equipamento de desencarceramento, com 375 votos. O Parque Infantil - Futuro Com + Alegria, que consiste na requalificação do espaço exterior do Jardim-de-Infância de Pinhanços para criação de um parque infantil, obteve 283 votos, a que se seguiram os projectos: Parque Infantil Seguro (266 votos), criação de um parque infantil junto à praia fluvial de Sandomil; Vila Infantil, construção de parque infantil no Espaço do Cadaval - Sta. Marinha (263 votos); Brincar Sem Teto, proposta para a valorização do espaço exterior do Jardim-de-Infância do Centro Escolar de S. Romão, com a colocação de ciclovia e relvado sintético (261 votos); Miradouro e Observatório Astronómico em Travancinha, que prevê a conclusão do Miradouro com a colocação de portas, janelas e uma escada exterior em ferro (261 votos); Pontos Fitness ao Ar Livre na União das Freguesias de Sta. Marinha e S. Martinho, que como o próprio nome sugere se refere à instalação de equipamento de desporto/fitness para as 4 localidades da União das Freguesias de Sta. Marinha e S. Martinho (249 votos); e por último, O Parque na Quinta, a criação de um parque infantil na rua dos Lavradores, em São Romão, com 243 votos.
No Orçamento Participativo deste ano a votação foi exclusivamente por sms, que teve como principal objectivo incutir maior credibilidade ao processo, com uma votação real e consciente dos cidadãos, naquele que é o mecanismo colocado à sua disposição para intervir no Orçamento Municipal, concretamente no que diz respeito a 125 mil euros, sendo que para cada proposta foi estabelecido um limite de 12.500 euros (IVA incluído). Os projectos vencedores serão executados durante o próximo ano.