Seia


Um incêndio destruiu, na sexta-feira, dia 30 de Janeiro, pelas 14.30 horas, uma casa de habitação no centro da localidade de Vila Verde, no concelho de Seia, e desalojou um casal de idosos.
O comandante dos Bombeiros Voluntários de Seia, Vergílio Borges, contou que o interior da habitação, que era construído à base de madeira, “ardeu por completo”, ficando “apenas de pé a estrutura exterior”. A casa pertencia a um casal de idosos, com cerca de 80 anos, que não se encontrava no seu interior quando as chamas surgiram, que foi alojado em casa de familiares. “Como o casal, que assistiu à destruição do seu património, estava muito agitado, como precaução, foi transportado ao Serviço de Urgências do Hospital de Seia”, adiantou o comandante.
As causas do incêndio estão a ser investigadas pela Polícia Judiciária, que foi chamada ao local. “As causas não estão determinadas, mas tudo indica que o incêndio tenha sido originado por uma sobrecarga das instalações eléctricas”, admitiu Vergílio Borges. O comandante dos Bombeiros de Seia explicou ainda que quando chegaram ao local do sinistro procuraram evitar que as chamas se propagassem às habitações confinantes, “o que foi conseguido”. No local do incêndio estiveram elementos dos Bombeiros Voluntários de Seia e de São Romão, da GNR e da Protecção Civil Municipal, com 13 veículos e 29 elementos, de acordo com o Comando Distrital de Operações de Socorro da Guarda.
Segundo Antenor Santos, da Associação de Desenvolvimento Samarreiros de Vila Verde, a casa que foi destruída pelas chamas foi construída em 1892. “A casa foi erguida naquela data por Luís Pinto, que foi chefe de uma distinta família de samarreiros que deram um importante contributo para o desenvolvimento desta terra em finais do século XIX e inícios do século XX. O incêndio destruiu, além da casa, 122 anos de parte da história desta terra, ligada àquela família”, indicou.