Seia


em queimadaUm homem de 44 anos sofreu queimaduras graves quando procedia à realização de uma queimada, na segunda-feira, dia 9 de Março, em Vila Cova à Coelheira, no concelho de Seia. O incidente ocorreu pelas 15.00 horas e o homem foi transportado numa viatura de Suporte Imediato de Vida (SIV) para os Hospitais de Coimbra.
O comandante dos Bombeiros Voluntários de São Romão, Serafim Barata, adiantou que o ferido sofreu queimaduras do primeiro e segundo grau na perna esquerda e na face.
Estiveram no local do sinistro elementos da GNR e os Bombeiros Voluntários de São Romão e de Seia, com 14 homens e quatro viaturas.
Após a ocorrência, o comandante dos Bombeiros de São Romão alertou para os cuidados que os agricultores devem ter na realização de queimadas agrícolas para evitar que evoluam para incêndios florestais. “Desde quinta-feira que tenho andado diariamente em incêndios, em consequências de sobrantes agrícolas”, disse Serafim Barata. Para alterar a situação, o responsável sugeriu que as Câmaras Municipais e a Autoridade Nacional de Protecção Civil sensibilizem os agricultores para os perigos daquela prática. “Deveria haver uma tentativa de alerta a nível nacional, porque nestes dias, com as temperaturas altas e os ventos secos, assiste-se a uma situação muito complicada”, disse. “Agora não é proibido queimar sobrantes, mas as pessoas fazem-no, não medem as consequências e originam estas situações”, concluiu.