Seia


Na Aldeia de Montanha de Cabeça, no concelho de Seia, o Natal é feito pela comunidade, com o apoio da Assembleia de Compartes dos Baldios de Cabeça, do Centro de Apoio à Terceira Idade de Cabeça, da Associação de Desenvolvimento Integrado da Rede Aldeias de Montanha (ADIRAM), do Município de Seia e da União de Freguesias de Vide e Cabeça.
São os habitantes que dão corpo e alma à decoração desta festa natalícia. Tudo é feito para que esteja em harmonia com o verdadeiro espírito de Natal de comunhão e partilha.
O cenário é único. Quem visita Cabeça nesta altura do ano pode vivenciar o verdadeiro Natal das gentes mais genuínas da montanha. As portas de casa dos habitantes abrem-se para dar vida ao pequeno Mercado de Natal, e as tasquinhas e as ruas são espaços em que a comunidade se funde com os visitantes.
Ao entardecer milhares de luzes de tecnologia led a iluminam as ruelas e o casario típico em xisto. Esta aldeia também é a primeira aldeia LED do país, um contributo real para eficiência energética e promoção de economia de baixo carbono.