Seia


A 15ª edição do Festival Seia Jazz & Blues, que decorre em Seia, de 18 a 24 de Março, conta com a presença de algumas das bandas de referência do jazz da Península Ibérica. O Cineteatro da Casa Municipal da Cultura de Seia volta a ser o palco privilegiado para ouvir o que de melhor o jazz e o blues têm para oferecer. A iniciativa tem também a vertente pedagógica e o compromisso com as escolas do concelho de Seia de levar o jazz a várias instituições de ensino público, com a realização de workshops e uma série de aulas interactivas a cerca de meio milhar de alunos do ensino pré-escolar ao secundário.
A iniciativa “Escolas com Jazz”, entre 18 e 20 de Março, vai contar com a participação da Big Band da EPSE - Escola Profissional da Serra da Estrela, projecto que nasce no âmbito da disciplina de “Projectos Colectivos de Improvisação” do Curso Profissional de Instrumentistas de Sopro e Percussão/ Cordas e Tecla da Escola Profissional da Serra da Estrela. Os alunos das escolas do concelho vão assim ser desafiados a improvisar e a desenvolver um repertório baseado em standards do Jazz e do Blues, incentivando-os à criação artística e musical. Além das aulas interativas com a Big Band EPSE, o público em geral é chamado ao festival com actuações paralelas aos concertos, que se realizam no Cineteatro da Casa Municipal da Cultura de Seia.
No dia 22 de Março, as artérias principais da cidade de Seia enchem-se de música com a banda Dixcartável, bem ao estilo das bandas Dixieland.
Quanto aos concertos, no próximo dia 2 de Março decorre um “warm up” em jeito de registo introdutório ao que irá ser o Seia Jazz & Blues 2019, com a prestação do Quinteto Nuno Costa, um dos grandes compositores do jazz nacional. Uma formação com nomes sonantes do jazz português como Rita Maria, João Paulo Esteves da Silva, Bernardo Moreira e André Sousa Machado.
No dia 21 de Março, a Big Band EPSE deixa as escolas para uma actuação ao vivo na Casa da Cultura de Seia, tendo como convidados o guitarrista Ricardo Pinheiro, o trompetista espanhol David Solernou Bellido e as jovens cantoras de jazz Bárbara Maximino e Beatriz Araújo.
No dia 22 de Março, a banda Dixcartável fica encarregue da recepção ao concerto de Blues no Cineteatro da Casa da Cultura, a cargo dos Budda Power Blues, um espectáculo que será gravado para editar o primeiro disco ao vivo do trio bracarense, integrado na digressão “Fifteen Long Years Tour”.
No dia 23 de Março, às 15.00 horas, será a vez de subir ao palco o trio composto por Ernesto Rodrigues, Fred Lonberg-Holm e Rodrigo Pinheiro para uma revisitação colectiva das suas referências, numa homenagem a quem abriu novos caminhos para a improvisação. À noite, às 22.00 horas, o trio Elas e o Jazz, vão recriar, a três vozes, o universo sempre contemporâneo dos musicais clássicos da Broadway e dos clubes de jazz de Nova Iorque.
O Festival Seia Jazz & Blues encerra a 24 de Março, com Voro Garcia Quintet, formado por um dos maiores músicos de jazz da actualidade, o trompetista Voro Garcia, referência incontornável do jazz espanhol, acompanhado por grandes músicos como Demian Cabaud, Jeffery Davis, José Pedro Coelho e João Pereira.
O Seia Jazz & Blues é uma iniciativa do Município de Seia e conta com a parceria da Escola Profissional da Serra da Estrela, do Conservatório de Música de Seia e do Festiva DME – Dias da Música Eletroacústica.