Seia


A 5ª edição do Festival Internacional da Canção da Serra da Estrela vai decorrer, de 21 a 24 de Agosto, no Cineteatro da Casa Municipal da Cultura em Seia.
O festival está dividido pelos seguintes escalões etários: solistas até aos 9 anos de idade, dos 10 aos 13 anos de idade, dos 14 aos 17 anos de idade, e maiores de 18 anos de idade. No caso de grupos vocais (duetos, trios, quartetos, etc), o escalão será atribuído em função da idade do elemento mais velho.
A participação no festival pressupõe que cada concorrente cante duas canções, originais ou não, sendo facultativo o idioma da letra. Os concorrentes terão de cantar com a voz em som directo, sobre playback instrumental, e as canções não poderão exceder a duração de quatro minutos.
O desempenho dos participantes do concurso será avaliado por um júri internacional, constituído por personalidades de relevo no mundo da música, a quem caberá a decisão de eleger o “Grand Prix júnior” (de entre os concorrentes do 1º e do 2º escalão), a que corresponde o valor monetário de 400 euros, e o “Grand Prix” (concorrentes do 3º e do 4º escalão), no valor de mil euros. Todos os escalões a concurso serão premiados: o 1º lugar com 300 euros; o 2º lugar com 200 euros e o 3º lugar com 100 euros. Os prémios serão atribuídos na Gala de Encerramento do Festival, que acontece no dia 24 de agosto, às 21.00 horas.
O Festival é promovido pela Câmara Municipal de Seia, com o apoio da União das Freguesias de Seia, São Romão e Lapa dos Dinheiros e do Turismo do Centro Portugal.