Seia


O Festival de Piano da Serra da Estrela está a decorrer pela terceira vez em Seia, até ao dia 10 de Julho. O evento é organizado pelo Município de Seia, em parceria com a Associação de Arte e Imagem.
Uma das principais novidades desta edição é a dinamização de duas “masterclasses” no Conservatório de Música de Seia: uma de instrumento, orientada pela Professora Alexandra Mascolo-David (Central Michigan University), e a outra dedicada à improvisação no piano, dirigida pelo Professor Hugo Passeira (Conservatório de Música e Artes do Dão, Conservatório de Música de Seia).
O festival também inclui um concurso de piano, dando a possibilidade de alunos do Ensino Superior de Música poderem concorrer na Categoria E (dos 19 aos 30 anos).
Para além das “masterclasses” e do concurso, irão realizar-se vários concertos. Numa parceria com a Escola Profissional da Serra da Estrela, a Casa Municipal da Cultura de Seia recebeu, no dia 6, o estágio de orquestra dos alunos desta escola, os quais apresentarão, que apresentaram o “Concerto n.º 2” para piano e orquestra de Dmitri Shostakovich (1906-1975), com Gustavo Costa e Silva (aluno do Conservatório de Música e Artes do Dão) ao piano.
Hoje, dia 7 de Julho, pelas 21.30 horas, realizar-se-á o recital da pianista convidada Alexandra Mascolo-David, apresentando-se com um repertório do compositor brasileiro Francisco Mignone (1897-1986). Os bilhetes para este concerto podem ser adquiridos na Casa Municipal da Cultura ou na “ticketline”.
No dia 9, pelas 21.30 horas, a pianista Taíssa Cunha fará uma homenagem à exímia pianista e compositora Nella Maíssa (1914-2014), num concerto com entrada livre. Finalmente, os laureados do Concurso de Piano do Festival de Piano da Serra da Estrela de 2022 darão o seu concerto no dia 10 de Julho, pelas 18.30 horas (entrada livre).