Seia


Termina amanhã, dia 3 de Abril, o período de inscrições para a mostra colectiva de Pintura, Escultura e Fotografia do Festival ARTIS, que se realiza na Casa Municipal da Cultura de Seia, de 2 de Maio a 30 de Junho, sob o tema “E AGORA?”. Os artistas interessados em participar nesta mostra podem apresentar trabalhos inspirados na temática proposta ou de tema livre, sendo que, nos domínios da pintura e da fotografia, as inscrições estão limitadas a um máximo de duas obras por artista, cujas dimensões não ultrapassem 100 X 100 cm na pintura e 45 X 35 cm na fotografia. Para efeitos de selecção, os trabalhos devem ser enviados em suporte digital e podem ser acompanhados de uma breve descrição.
O Festival de Artes de Seia - ARTIS, que vai na sua 13.ª edição, é organizado pelo Município de Seia e pela Associação de Arte e Imagem.
Afirmar Seia no contexto da animação artística, proporcionando, preferencialmente, aos artistas locais a oportunidade de apresentarem os seus trabalhos e, por sua vez, estimular a criatividade, nas diversas áreas, estão na base do novo modelo do ARTIS. Assim, para além das exposições colectivas de pintura, escultura e fotografia, que de Maio a Junho estarão patentes na Casa Municipal da Cultura, Posto de Turismo e Museu do Brinquedo, o festival integra este ano na sua programação um conjunto de manifestações artísticas, fomentando a participação cívica, criatividade e solidariedade. A ARTIS conta no dia 16 de Maio, com a 3.ª edição da Mostra de Música Moderna de Seia (MMMS). Destinada a grupos e/ou músicos locais, a mostra tem como principais objectivos o incentivo e promoção dos projectos originais dos músicos de Seia, bem como criar oportunidades de afirmação de valores e talentos locais.
No dia 17 de Maio, crianças e jovens portadores de multideficiências mostram o seu valor e talento no palco da Casa Municipal da Cultura de Seia, na 6.ª edição do Festival Especial. Nesta 13.ª edição da ARTIS, a expressão dramática também merece destaque, incluindo na sua programação, de 25 a 30 de Maio, o IX Motin - Mostra de Teatro Infanto-juvenil, com espectáculos dos grupos de teatro das escolas e do actor António Fonseca.