Seia
Festa da Transumância e dos Pastores

Nos dias 22 e 28 de Junho, o Município de Seia celebra a Festa da Transumância, com o objectivo de preservar e de dignificar o ofício da pastorícia.
O evento é realizado pelo segundo ano consecutivo, em articulação com os pastores que ainda mantêm esta prática tradicional.
A Festa dos Pastores de Seia tem início a 22 de Junho, com a romaria das ovelhas à Festa de S. João, na aldeia de Folgosa da Madalena, onde, a partir das 19.00 horas os pastores acompanhados dos rebanhos, vindos das várias aldeias, cumprem a tradição, desfilando, à vez, em volta da capela de São João Batista. Os pastores vão à romaria pedir ao padroeiro um bom ano de pasto e protecção para o gado, para depois os rebanhos subirem à serra. Para o efeito, as ovelhas ostentam os maiores e melhores chocalhos e são enfeitadas com “peras e cabeçadas”. Depois da romaria e cumprindo a tradição, no fim-de-semana seguinte, neste caso no dia 28 de Junho, junta-se o gado em rebanhos e sobe-se para a montanha em busca de melhores pastos. Acompanhar os pastores na viagem à serra e descobrir uma das mais simbólicas actividades do pastoreio, a transumância, é a proposta para aquele dia. O gado, aproximadamente 800 a 1000 cabeças, proveniente das terras chãs (Santa Comba, Folgosa, Maceira), concentrar-se-á no Largo da Câmara de Seia, às 7.30 horas, e atravessará a cidade em direcção à Serra da Estrela, prosseguindo a sua viagem pelos seculares caminhos da transumância, em direcção, àquela que é a aldeia dos pastores - o Sabugueiro, onde a chegada está prevista para as 18.30 horas.